Quem é do setor de reciclagem provavelmente já ouviu falar sobre PGRS. Mas afinal o que significa essa sigla? O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é determinante para as empresas que pretendem conseguir o ISO 14001.
Esse plano dá uma direção para os resíduos sólidos das indústrias e comércio em geral. O plano de gerenciamento de resíduos é fundamentado nos 3 R’s.
Redução
Reutilização
Reciclagem
Adotar o plano não é simples, talvez por isso muitas empresas deixem escapar uma excelente oportunidade para investir na forma de tratamento de seus resíduos. O Plano de gerenciamento vem justamente mostrar o caminho correto e eficiente. Além de ajudar as autoridades a definirem procedimentos mais eficazes em casos de vazamentos ou acidentes que tenham vítimas.
A Papéis Barão, através de nossa equipe especializada, realiza um levantamento dos resíduos que a sua empresa descarta diariamente. Também é feita uma análise sobre os impactos ambientais que esses resíduos podem ou não causar no meio ambiente.
Levantamos também toda a documentação exigida por lei e criamos procedimentos e ações para melhorar e otimizar a melhor forma de descarte. Além de determinar a melhor forma de destinação de todos os resíduos, classe por classe, recicláveis e não recicláveis.
A PGRS é fundamental pois ela auxilia na identificação de potenciais riscos a saúde que os resíduos podem causar e o seu nível de periculosidade.
Vamos objetivar a PGRS
1 — Tipo de Resíduos
2 — Classificação dos resíduos
3 — Quantidade
4 –Transporte
5 — Método de tratamento e disposição dos resíduos
6 — Custos e Tratamento
7 — Recicláveis
8 — Economia Circular
Todo procedimento criado para PGRS trata exclusivamente dos resíduos gerados pela empresa, e, não da organização empresarial, não confundindo processos internos da empresa voltados para organizacional.