O que é PGRS e qual a importância disso para a sua empresa?

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

Quem é do setor de reciclagem provavelmente já ouviu falar sobre PGRS. Mas afinal o que significa essa sigla? O Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS) é determinante para as empresas que pretendem conseguir o ISO 14001.

Esse plano dá uma direção para os resíduos sólidos das indústrias e comércio em geral. O plano de gerenciamento de resíduos é fundamentado nos 3 R’s.

Redução
Reutilização
Reciclagem

Adotar o plano não é simples, talvez por isso muitas empresas deixem escapar uma excelente oportunidade para investir na forma de tratamento de seus resíduos. O Plano de gerenciamento vem justamente mostrar o caminho correto e eficiente. Além de ajudar as autoridades a definirem procedimentos mais eficazes em casos de vazamentos ou acidentes que tenham vítimas.

A Papéis Barão, através de nossa equipe especializada, realiza um levantamento dos resíduos que a sua empresa descarta diariamente. Também é feita uma análise sobre os impactos ambientais que esses resíduos podem ou não causar no meio ambiente.

Levantamos também toda a documentação exigida por lei e criamos procedimentos e ações para melhorar e otimizar a melhor forma de descarte. Além de determinar a melhor forma de destinação de todos os resíduos, classe por classe, recicláveis e não recicláveis. 

A PGRS é fundamental pois ela auxilia na identificação de potenciais riscos a saúde que os resíduos podem causar e o seu nível de periculosidade. 

Vamos objetivar a PGRS

1 — Tipo de Resíduos

2 — Classificação dos resíduos

3 — Quantidade

4 –Transporte

5 — Método de tratamento e disposição dos resíduos

6 — Custos e Tratamento

7 — Recicláveis

8 — Economia Circular



Todo procedimento criado para PGRS trata exclusivamente dos resíduos gerados pela empresa, e, não da organização empresarial, não confundindo processos internos da empresa voltados para organizacional.

 

EnglishPortugueseSpanish
Open chat