Nosso lixo e a lei 12.305/2010 (PNRS)

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin

É assustadora a quantidade de lixo gerada todos os anos em nosso planeta.  São aproximadamente 10 bilhões de toneladas, resultando em um impacto gigantesco na saúde, economia e meio ambiente. Estima-se que três bilhões de pessoas são impactadas diretamente pelos sistemas de coletas, transporte e destinação de lixo.

Infelizmente ainda existem no Brasil cidades que não possuem aterros controlados, causando transtornos diretos nas regiões não atendidas.
Vale ressaltar que a lei de resíduos sólidos (PNRS), 12.305/2010,  implementou importantes mudanças para reduzir o lixo urbano, estimulando a reciclagem e incentivando a reutilização de materiais descartados.

Na cidade de Paulínia existe um aterro controlado chamado de Estre. Dentro do próprio aterro também há um sistema que chamamos de UVR (Unidade de Valorização de Resíduos), é para lá que enviamos todo o lixo coletado pela Papéis Barão.  Nesta unidade, é feito o processamento do lixo e transformado em matéria prima para as caldeiras serem alimentadas e posteriormente virarem energia. Uma saída para muitos materiais que são difíceis ou muito caros a sua própria reciclagem. Não há riscos e está em conformidade com a politica de resíduos sólidos brasileiros.

EnglishPortugueseSpanish
Open chat