A Economia Circular surge para se pensar uma nova maneira para as práticas econômicas, com o objetivo de manter produtos, componentes e materiais em circulação, tirando proveito do máximo de valor e utilidade entre os ciclos técnicos e biológicos.
Para entender melhor a proposta da Economia Circular, observe o ciclo da água na natureza. Ela é totalmente reaproveitada pelo meio ambiente. A água é utilizada e retorna ao uso, com 100% de reaproveitamento.
O projeto de economia circular inclui também a criação de sistemas de reparo, reuso e remanufatura, além de uma reciclagem efetiva, em que matérias-primas mantém ou mesmo aumentam seu valor .
A economia circular atua em oposição à economia linear, baseada nos processos “extrair – produzir – descartar”. Até então, essa era a prática mais vista e utilizada tanto pelas empresas quanto pela sociedade. O conceito fundamentado no processo circular onde os resíduos são insumos para produção de novos produtos tem se propagado com um interesse para um mundo mais sustentável.